top of page


    
   *Sobre a “Metodologia Corpo- Mente- Música” .(MCMM)
  
 A M.C. M.M. é basicamente um método de Canto que possibilita que o aspirante a cantor(a) , desenvolva suas potencialidades físicas, técnicas,  vocais, musicais e mentais para uma performance excelente.
     É um método prático, que prioriza as técnicas e posturas adequadas, utilizando e incentivando a abordagem sensorial e a noção de fluxo e refluxo constantes (ritmo), baseadas na respiração
     *Objetivos e metas:
Conhecer e desenvolver a própria voz, seu timbre, (que são únicos), musicalidade, expressividade, estudo das linguagens musicais são as tônicas deste método.


   *Sobre o desenvolvimento das metas.
(Sequências em séries de exercícios, utilização do metrônomo como parâmetro regulador das pulsações no tempo e andamento musical; séries de exercícios respiratórios de alongamento, aquecimento, fortalecimento do “tônus muscular adequado”, desenvolvendo a percepção sensorial e cinestésica , com sensações, imagens mentais que facilitam a aquisição de uma “memória muscular” necessária a execução de sons íntegros( garganta, sempre aberta, explosão inspirada no “belting”); Estudo e audição das diferentes Linguagens Musicais,( tirar referencias); Conceituação básica e fundamental da teoria Musical. 


*Conceitos filosóficos e éticos :
sabendo que esse método estimula e incentiva a educação musical como algo “maior “ a saber, já que Música é um aprendizado que deve ser constante e por isso é necessário se informar,  estudar , ler e praticar sobre a técnica que estamos vivenciando. O aluno terá material de apoio para auxiliá-lo no processo de aprendizagem. Os vídeos e as vídeo- aulas são de grande valor. 

*Sobre a importância do foco e da assiduidade. 
Comprometimento com o processo de aprendizado, independente se será cantor(a) profissional ou amador(a). 
*O ideal é ter um ou dois horários na semana para praticar os exercícios e cantar, música ou a canção que vai aprimorar. 
Sobre a necessidade de metas ou não:
É importante definir metas que devem ser baseadas no objetivo do aprendizado musical, da beleza estética vocal, expressiva como um todo e nunca baseadas em falsas crenças, que reforçam e excluem quem quer cantar.

------------------------------------------------------
Histórias e mitos sobre o “dom do ato de cantar”.
 Ex:
  Existe uma cultura que se criou nas “grandes mídias, que fazem muitas pessoas acreditarem não poderem cantar já que não nasceram com “aquela voz” estilo “The Voice”.”

​

     **A necessidade de uma nova postura e um novo olhar sobre o ato de Cantar:
 
   Cantar é algo orgânico, físico, impulsionado por nosso sopro básico, que é o ar, que flui e reflui num tempo(bit), constante.(medido em bpms)
*”Bpms”: tantas batidas por minutos


*Postura Mental
 Todas as pessoas são aptas de conhecer e desenvolverem suas vozes próprias, desde que adquiram uma postura ABERTA, RECEPTIVA e CONFIANTE.
   A importância do conhecimento de todo o aparelho vocal e da sua fisiologia são fundamentais, como a prática de exercícios tonais, “vocalises”, audição de repertório, criatividade; enfim, ao estudo estruturado do método.“Cantar”.
**Sempre assertivo, confiante, desbravador, buscando dominar suas emoções mais extremas, no que diz respeito a execução da técnica e do repertório.
    Sentir-se confortável com as sensações, buscando sempre observar e estimular através dos diferentes exercícios os aspectos sensoriais e musculares, desenvolvendo e se sensibilizando para aprofundar a relação com a própria voz.
   **O que o M.C.M.M representa para os diferentes perfis de aluno.
  O aluno amador começará por conhecer seu trato vocal, bem como seu timbre, tessitura, amplitude, alcance, através dos exercícios básicos de técnica vocal, os “vocalises”. Para desenvolver sua própria expressividade, é necessário que conheça e tenha intimidade com sua própria voz, timbre e tom.
    O caso do aluno com perfil profissional em geral é outro. Muitos já chegam com sua expressividade desenvolvida, ma se veem com problemas vocais de cansaço, mau uso da voz, desgaste, ou querendo apenas um reforço na respiração, base da voz cantada.


    **Para quem é a M.C.M.M:
   O Método  atende bem tanto o cantor(a) amador(a) quanto o profissional, desde que tenha foco, disciplina e execute a sequência estruturada do método, respeitando o *“tempo do aprendizado.”
    Obs:
Esse tempo se refere ao tempo individual, que iremos planejar e desenvolver, respeitando seus próprios limites, mas mantendo atitude de desbravamento, sendo curioso, se percebendo, “esmiuçando” a própria voz e os diferentes e novos sons que podem produzir, mantendo atitude de confiança, independente dos erros e acertos. 
   “Seja persevarante, tenha foco, se perceba!”
     

     
  **  Um processo de descoberta **

bottom of page